QUINTA DAS ÁGUIAS – PARQUE DE NATUREZA

Quinta das Águias

A Quinta das Águias situa-se na freguesia de Rubiães, uma localidade de agricultura por excelência, e pertence à família Ingen Housz, desde 2004.

Ivone Ingen Housz, a proprietária, é natural de Lanheses (concelho de Viana do Castelo) mas desde muito cedo que foi viver para o Porto. Psicóloga de profissão, é em Paredes de Coura que passa a maior parte do seu tempo. Joep Ingen Housz, o proprietário, é holandês, está reformado (laborava na área de Engenharia Informática) e agora dedica-se à vida no campo, a tratar do seu terreno e dos seus animais. “Damos abrigo a animais em situação de necessidade, em colaboração com a Associação Animais de Rua, preservamos e promovemos a biodiversidade, cultivamos os nossos próprios vegetais e frutas de forma biológica”, refere Joep.

Os cinco hectares de uma enorme diversidade de espaço fazem da quinta um amplo  habitat, constituído por: cavalos, ovelhas, gansos, porcos, patos, coelhos, porquinhos-

da-índia, galinhas, pavões, perus, cães, gatos, entre outras espécies de animais. A Quinta das Águias tem vindo a tornar-se ao longo dos anos uma referência para um estilo de vida em harmonia com a natureza. Trata-se de um centro de retiro espiritual. Recebe sessões de yoga e pessoas que procuram bem-estar para o seu dia-a-dia. Desenvolve também hipnoterapia e diversas atividades e workshops relativas à alimentação saudável.

Quinta das Águias

Para a maior parte dos visitantes este lugar representa o mundo no qual aspiram viver. Aqui a riqueza da biodiversidade é preservada e cultivada, e tanto as pessoas, como os animais e toda a natureza são tratados com respeito e amor. “As pessoas que vêm cá gostam muito de interagir com os animais e de os ver assim em liberdade”, adianta Ivone. Para conseguir desenvolver mais este ‘santuário’ e partilhar a sua experiência com os outros, foi criada a Associação Quinta das Águias. “O objectivo é desenvolver e partilhar um estilo de vida sustentável, proteger e preservar a biodiversidade, proporcionar melhores condições de vida aos animais domésticos e de quinta, promover o vegetarianismo através da preparação de comida deliciosa e saudável e preservar e partilhar sementes para o futuro da vida”, sublinha Ivone Ingen Housz.

Quinta das Águias

Ivone e Joep Ingen Housz participam em várias iniciativas do município, entre elas: organização do Congresso Internacional ‘Paredes de Coura Vegetariana’, referente ao
impacto das escolhas alimentares; projeto de preservação de sementes de Paredes de Coura, guardando as sementes locais de ano para ano, organizando feiras de troca de sementes e participando em atividades nas escolas e no museu sensibilizando para a importância das sementes; introdução de opções vegetarianas nos restaurantes,  sendo que, a maioria dos restaurantes do concelho já tem esta opção de alimentação; introdução de refeições vegetarianas nas escolas. Além disso, os proprietários da quinta criaram o Clube Vegetariano da Quinta das Águias, destinado a cozinheiros vegetarianos, no qual se organizam jantares e onde o público pode degustar este tipo de comida. Promovem o ecoturismo, onde recebem hóspedes que podem confeccionar os seus próprios alimentos ou optar por saborear as refeições do chef Joep Ingen Housz.

 

Quinta das Águias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook